Literalmente, a palavra "pátina" significa: alteração da cor e da textura dos objetos ao longo do tempo; envelhecimento artificial de um objeto.
Em pintura decorativa, é a técnica que permite imitar os efeitos naturais do tempo, que dá aspeto antigo ás superfícies, que tira a aparência do novo.
Hoje pátina é quase tudo que está aplicado sobre uma superfície a ser decorada, com objetivo de modificar o seu aspeto inicial, acrescentando-lhe um charme particular.
O efeito da pátina, que seja em suporte antigo ou moderno, consiste em sobrepor cores, pintadas ou texturizadas, usando uma variação de técnicas quase infinita.
A maioria das pátinas pede um trabalho cuidadoso e demorado; 3 à 6 camadas são necessárias para conseguir um efeito desejado.
Além do domínio perfeito na mistura das cores, nas diferentes técnicas de pintura e nas várias possibilidades de aplicação, a capacidade artística do pintor decorador é primordial para realizar uma pátina que seja natural, harmoniosa e duradoura.


pátina sobre lambris e rodateto, sala de jantar, São Paulo
(decorador: Cacau Esteves)
pintura sobre molduras imitando bambus e pátina, sala de almoço, São Paulo
(decorador: Jorge Elias)


 pátina a óleo em vários tons de verde e cinza, corredor íntimo, São Paulo
(decorador: Sig Bergamin)


 pátina a óleo em vários tons de sépia e bege, hall social, São Paulo
(decorador: Gérard Gallet)


 pátina a óleo em vários tons de branco, coral e vermelho com molduras folhadas a ouro, sala de jantar, São Paulo (decorador: Sig Bergamin)


 pátina a óleo em vários tons de verde celadon, room theater, São Paulo
(decorador: Sig Bergamin)


 pátina a óleo em vários tons de bege amarelado, biblioteca, São Paulo



 pátina a óleo em vários tons de amarelo claro, sala de jantar, São Paulo


 pátina craquelê

pátina penteada